"MOBILIZANDO E INCORPORANDO ATITUDE SUSTENTÁVEL NO DIA A DIA DAS PESSOAS QUE VIVEM NO AMBIENTE URBANO"

Campanha Junte Óleo Granel Soya Recicla

Instituto Triângulo

A Campanha Junte Óleo Granel é uma alternativa para o descarte correto do óleo vegetal usado do seu estabelecimento, pois além de ajudar a preservar o meio ambiente e fazer parte da maior rede de coleta voluntária de óleo vegetal do Brasil, você está cumprindo com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos.

A Lei nº 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) alterou a lei Nº 9.605 de 30 de março de 1998 contra crimes ambientais, que já caracterizava como crime ambiental o descarte incorreto do óleo vegetal no meio ambiente, e criou novas diretrizes para o cumprimento de suas especificações, resumida através de três princípios:

1- Logística reversa;
Restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial

2- Responsabilidade compartilhada;
União dos setores público, privado e social para a destinação sustentável dos resíduos

3- Poluidor pagador;
O poluidor deve arcar com os custos de reparação do dano por ele causado ao meio ambiente

Para onde vai o Óleo depois de Coletado?
Todo óleo coletado é encaminhado para a Usina Verde de Reciclagem do Instituto Triângulo. Na usina, o óleo passa por um processo de purificação. Parte desse resíduo é transformado no Sabão Ecológico Vivamundo e, a outra é encaminha para a fabricação de biodiesel, que é um combustível biodegradável, não tóxico e pouco poluente.

Instituto Triângulo

A Usina Triângulo

A Usina de Reciclagem do Instituto Triângulo é uma usina modelo, foi à primeira do Brasil a transformar óleo vegetal usado em sabão ecológico, fomentando dessa forma o mercado sustentável.

Ao longo de mais de 10 anos de existência o Instituto Triângulo investiu na infraestrutura de sua Usina de Reciclagem e hoje possui toda a documentação necessária ao seu funcionamento, além da certificação da ANVISA para o sabão Ecológico Vivamundo.

Sua capacidade de armazenamento é de 30 toneladas de óleo vegetal usado. Gerando um montante de aproximadamente 70 toneladas de óleo/mês que deixam de impactar negativamente o meio ambiente.

Dessa forma o conceito do desenvolvimento sustentável, baseado nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico é posto em pratica na Usina Verde de Reciclagem do Instituto Triângulo.

Com a destinação do óleo de cozinha usado você estará contribuindo para que todos os projetos socioambientais do IT continuem existindo e para que novos possam surgir.

Se eu participar da campanha, qual será meu benefício?

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente e participar da maior rede de coleta voluntária de óleo vegetal usado do Brasil, ao aderir à campanha você receberá:

• Agendamento periódico de coleta de acordo com a demanda;
• Disponibilização de tambores para o armazenamento do resíduo;
• Resumo de coletas e relatórios com informações para o balanço de sustentabilidade da empresa;
• Oficio de pesagem numerada, que serve como comprovação de descarte correto para a vigilância sanitária.
• De acordo com a quantidade de óleo coletado você receberá, um kit de contra partida, que pode ser montado de acordo com a sua preferência dentro das opções.

Clique e veja nossa galeria.