"MOBILIZANDO E INCORPORANDO ATITUDE SUSTENTÁVEL NO DIA A DIA DAS PESSOAS QUE VIVEM NO AMBIENTE URBANO"

Parceria entre Prefeitura de SBC e Instituto Triângulo quer reciclar 220 mil litros do resíduo até dezembro de 2015.

A Campanha Papa Óleo troca barra de sabão ecológico por óleo de cozinha usado, em São Bernardo. O projeto é resultado da parceria firmada em agosto de 2014, entre a prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Triângulo.

A Campanha tem um material de comunicação próprio. Todo ponto que participa recebe um kit com panfletos e banner. Os postos de troca de óleo são disponibilizados em escolas municipais, ginásios e centros esportivos. Além dos equipamentos públicos, unidades do comércio em geral também podem realizar a troca de óleo usado por sabão.



Hoje, a cidade conta com 70 pontos de troca. Entre agosto e dezembro de 2014, arrecadaram cerca de 13 mil litros de óleo. Também houve a distribuição de 15,2 mil pedras de sabão ecológico e o encaminhamento para reciclagem de 7,7 mil garrafas plásticas, usadas para levar o óleo até os locais de coleta.

Até dezembro de 2015, a ação tem o objetivo de dar destinação sustentável para 220 mil litros de óleo, o que significa a preservação de 5,5 milhões de m³ de água, ou 2,2 mil piscinas olímpicas cheias de água. Para isso a Campanha Papa Óleo será ampliada e passará a contar com mais 300 postos de coleta de óleo de cozinha usado.