"MOBILIZANDO E INCORPORANDO ATITUDE SUSTENTÁVEL NO DIA A DIA DAS PESSOAS QUE VIVEM NO AMBIENTE URBANO"

Nossa História

A missão de levar atitude sustentável às pessoas que vivem no ambiente urbano foi criada em 2002, a partir de uma reunião entre amigos que acabavam de conhecer um novo conceito: o Desenvolvimento Sustentável.

Neste mesmo ano surge a Ação Triângulo, que teve sua primeira atuação na cidade de Santo André. A mobilização consistia em passar de casa em casa orientando as pessoas quanto aos impactos negativos do óleo de cozinha quando, depois de usado, é descartado de forma incorreta. Os agentes ambientais apontavam uma possível solução e informavam a maneira correta de armazenar o óleo vegetal usado para que, em uma visita posterior, este resíduo fosse coletado pela Ação Triângulo e transformado em sabão.

Instituto Triângulo

Esta atitude sustentável foi muito bem incorporada pelas pessoas do bairro e logo se expandiu para outros pontos da cidade. Isso fez com que a ação ganhasse força e o reconhecimento da Petrobrás, alguns anos mais tarde. Com o patrocínio, a micro ação se tornou macro e passou a atender todas as cidades do Grande ABC e parte da Capital Paulista. Assim, conquistou novos patrocínios como os da Bunge alimentos, por meio do projeto Soya Recicla e o patrocínio da Unimed ABC.

Com estes apoios a estrutura se fortaleceu e, em 2007, a Ação Triângulo aumentou o número de agentes socioambientais levando sustentabilidade a mais de 60 mil residências da Grande São Paulo. Através da campanha casa a casa e do jornal Planeta Cidade (um dos primeiros com conteúdo totalmente ligado a questão ambiental).

A ação de coleta de óleo vegetal usado possibilitou o surgimento de novas ações para atender empresas que buscavam incorporar atitudes sustentáveis no dia-a-dia de seus colaboradores e para as instituições que queriam praticar esta nova forma de desenvolvimento. Neste momento a Ação Triângulo passa a ser Instituto Triângulo de Desenvolvimento Sustentável.

Instituto Triângulo

Surge então uma nova fase, onde o Instituto Triângulo torna-se referência em ações de sustentabilidade por conta de sua versatilidade comunicativa e sua criatividade. O que passou a render prêmios e reconhecimentos, como a certificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico) do governo Federal, a inclusão no Anuário de Gestão Ambiental por cinco anos consecutivos, apontado por 500 empresas brasileiras como uma das principais ONGs do país, o prêmio Marketing Best por ações de interesse publico, entre outros.

Em janeiro de 2012, ano em que o Instituto Triângulo completou 10 anos, foi lançada a campanha Junte Óleo, uma ação de mobilização em rede, que reúne toda a experiência do Instituto na adoção de práticas sustentáveis para as pessoas que vivem no ambiente urbano.

A Campanha Junte Óleo é baseada na construção de uma rede de atitudes sustentáveis por meio da criação dos Pontos de Troca – locais onde a sociedade civil realiza a troca do óleo de cozinha usado (que causa impactos profundamente negativos ao meio ambiente) pelo Sabão Ecológico VivaMundo. Hoje, os resultados das mobilizações e o recolhimento do óleo de cozinha usado são bem maiores e vem aumentando a cada dia. Em 2002, na primeira coleta feita, ainda com carrinhos de feira pelos agentes ambientais Lilian Kiss e Marco Antônio, foram coletados aproximadamente 18 litros de óleo de cozinha usado. Atualmente, a coleta gira em torno de 60 toneladas do resíduo por mês.

Clique e veja nossa galeria.