"MOBILIZANDO E INCORPORANDO ATITUDE SUSTENTÁVEL NO DIA A DIA DAS PESSOAS QUE VIVEM NO AMBIENTE URBANO"

Usina Verde

Uma das principais ações do Instituto Triângulo é a mobilização das pessoas que vivem nos centros urbanos para que passem a descartar adequadamente o óleo de cozinha usado. Com esse resíduo realizamos em usina própria, a produção de sabão 90% biodegradável.

A Usina Verde é o espaço onde o óleo de cozinha usado destinado para o IT, passará por diversos processos até se transformar em pedras de sabão ecológico. Através dessa ação, percebe-se claramente o conceito do desenvolvimento sustentável, baseado nos três pilares da sustentabilidade:

Instituto Triângulo

• Ambiental: a Usina Verde tem como matéria prima principal, o óleo de cozinha usado. Quando há o descarte correto do óleo, evita-se a poluição, seja da água ou do solo, garantindo assim, uma maior duração desses recursos. Além disso, o sabão produzido na Usina Verde, a partir, da reciclagem do óleo é menos agressivo ao meio ambiente, pois se decompõe naturalmente e com maior facilidade, dada sua origem orgânica;

• Econômico: A reciclagem de óleo de cozinha usado gera empregos com carteira assinada para jovens em idade de risco. O sabão fabricado na usina vem de uma matéria prima que seria descartada e que passa a ter um valor agregado;

• Social: através da inclusão social, acesso à informação e educação de crianças e adultos envolvendo a sustentabilidade e de ações com jovens da comunidade local. Dessa forma, o Instituto Triângulo contribui para uma mudança na qualidade de vida das pessoas que vivem no ambiente urbano.

Instituto Triângulo

Processo de Fabricação

Passo-a-passo no processo de fabricação do sabão ecológico:

1. Filtragem, Decantação e Armazenamento:
Quando o óleo chega à usina, ocorre a primeira filtragem, feita com uma peneira. Posteriormente, o óleo passa por um processo de decantação – processo no qual o óleo é deixado em tanques para que haja a separação de qualquer sujeira existente. Após a decantação, o óleo, já livre de impurezas, fica armazenado em reservatórios.

2. Mistura/Aquecimento:
Depois de armazenado no reservatório, o passo seguinte é transferir este óleo para um tacho, o qual, é aquecido a 60° C. Após ser aquecido, o óleo passa por processos até formar a pasta base do sabão.

3. Secagem:
A pasta preparada no processo anterior fica reservada para secar;

4. Corte/Frisagem:
Após seca, a pasta é filetada para ganhar a forma e tamanho de pedras de sabão.

5. Embalagem/Estoque:
Para finalizar o processo, as pedras são embaladas e ficam no estoque, aguardando sua correta destinação.

  • Instituto Triângulo

    Processo de fabricação do sabão ecológico proveniente do óleo de cozinha usado.